Casa do Pombal

Casa do Pombal

Os Pombais são construções que salpicam a paisagem das nossas terras com aspeto chamativo, variedade de formas e elementos decorativos, onde se resumiu e depurou o conhecimento que a sabedoria e arquitetura popular foi incorporando nas técnicas de construção. A sua função é servir de morada às pombas num sistema de exploração singular para aproveitar-se delas em troca de poucos cuidados.

Possuem um grande valor simbólico e de identidade ao constituírem elementos de autenticidade e marcos da nossa história rural e do imaginário de todo o povo num meio rural onde está integrado.

Hoje formam parte de uma herança desse meio, um grande legado ao seu valor arquitetónico, paisagístico, ecológico e simbólico, sem dúvida, um património do nosso meio rural que é necessário conservar para as gerações futuras.

Foi a pensar nestes conceitos que surgiu a ideia da “Casa do Pombal”, esta casa simples mas confortável, com capacidade para acolher duas a três pessoas, é a conjugação entre o tradicional e o moderno.

A paisagem campesina que reina à volta da casa do Pombal ajuda acalmar da agitação do dia-a-dia.