Locais de Interesse

A aldeia de Podence

 Património Histórico

Igreja

A Igreja Matriz de Podence, consagrada a Nossa Senhora da Purificação, Sta Eufemeareconstruída em 1703, é das mais importantes do concelho, com talha e retábulos pintados do século XVII, muito importantes, bem como um túmulo armoriado. De salientar ainda a capela de Santa Eufémia, situada no recinto do santuário, e a capela de Santa Rita.

A freguesia tem como anexa a localidade de Azibeiro, cujo património religioso se resume à capela da Senhora da Penha onde há uma importante pintura de Bustamante (século XVII), e uma ponte do tempo do Fontismo.

 

Património Natural

Albufeira-do-Azibo1A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, para além valioso património natural e paisagístico, oferece a quem a visita um conjunto de infra-estruturas que permitem a realização de actividades de carácter desportivo, cultural, ambiental ou de simples lazer. Estas infra-estruturas permitem a realização de várias actividades, entre as quais se destacam, o Pedestrianismo, a Orientação, a Escalada, o Cicloturismo, os Desportos náuticos não motorizados natação, remo, canoagem, vela, windsurf, o Turismo de natureza e o Turismo científico.

Dentro da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo destacam-se as duas praias fluviais: a Praia da Ribeira (Podence) e a Praia da Fraga da Pegada. Esta última tem sido galardoada sucessivamente com a Bandeira Azul e de Praia Acessível.

A Barragem do Rio Azibo, forma uma albufeira situada entra as freguesias de Salselas, Vale da Porca, Santa Combinha, Vale de Prados e Podence. Inicialmente utilizada para oAzibo2 abastecimento das áreas agrícolas e abastecimento de água potável às freguesias do concelho, foi posteriormente integrada na Rede Natura 2000, com o estatuto de Paisagem Protegida, devido ao seu elevado valor ecológico e paisagístico.
É ideal para a pesca de Carpa, Barbo do Norte, Lúcio, Achigã e Perca e para observação de várias espécies de aves como a Garça Real, a Garça Branca, Graça Boieira, o Pato Real, Cegonhas, o Pombo-das-Rochas, o Pombo Bravo, a Rola-Brava, o Guarda Rios, e o Pica-Pau.

 

Gastronomia

CIMG2803Os enchidos feitos em Podence mantêm-se fiéis às matérias primas obtidas a partir dos melhores suínos da região, aos ingredientes e às técnicas ancestrais de corte, enchimento e secagem que foram transmitidos ao longo de gerações.CIMG2809

Não é só em Vinhais que há bom fumeiro, em Podence os enchidos são de grande qualidade.

Para além dos enchidos os doces tradicionais, como as rosquilhas, o pudim de ovos, o leite creme, o arroz doce, tartes de morango e maçã, fazem as delicias dos mais gulosos.